Grupo a Cavalo

Search our Site

m0002

Antes de ter sido reorganizado com um Grupo de Ciclistas (em Novembro de 1917), o Grupo de Cavalaria do CEP era constituído por dois Esquadrões a cavalo e cada um destes tinha quatro pelotões e uma secção de metralhadoras. No total o Grupo de Cavalaria tinha um efetivo de 479 militares (24 oficiais, 30 sargentos e 425 praças), 497 solípedes e 15 viaturas. Cada Esquadrão tinha 210 militares (7 oficias, 11 sargentos e 192 praças) e cada um dos 4 pelotões de cavalaria tinha 1 oficial, 2 sargentos e 35 praças.

m0003


Grupo a cavalo

  • O Grupo de Esquadrões foi extinto em 1 de Novembro dando lugar a um Grupo de duas Companhias de Ciclistas.O Grupo deixou de utilizar as metralhadoras Hotchkiss (francesas) que tinha recebido, por serem muito pesadas para o uso em bicicleta e foi equipado com as metralhadoras ligeiras Lewis.


Hotchkiss metralhadora cavalaria

logo

Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da Grande Guerra

 
 
Imagens: Arquivo Histórico Militar (fundo AHM-FE- CAVE-AG)
Fotos de equipamentos Núcleo Museológico das OGFE e do Museu Militar.
 
Textos: O CEP: Os Militares Sacrificados Pela Má Politica, Fronteira do Caos, 2016. A Nossa Artilharia na Grande Guerra (1914-1918), Caleidoscópio,2017.
 
Autores: Coordenação de Pedro Marquês de Sousa. Apoio na preparação de artigos militares OGFE e Fotos: Jorge Baltazar Pinto e André Fernandes.

Room Booking

Thanks for staying with us! Please fill out the form below and our staff will be in contact with your shortly.