Companhia de Projectores

Search our Site

  • Projectores

    A função dos projectores era iluminar aeronaves de bombardeamento na retaguarda e iluminar o campo de batalha de modo geral e algumas vezes na defesa de ataques (raid) do inimigo para facilitar a defesa nocturna (referenciar o objectivos, pontarias etc).

    A Companhia de Projectores de Campanha, tinha uma constituição de 6 oficiais e 133 sargentos e praças, contando com 55 solípedes e 11 automóveis 8 motos. Embora fosse uma unidade do CEP, esteve subordinada ao XI Corpo de Exército britânico, ao nível do emprego tático.

  • Uma das missões desta unidade era iluminar a ameaça aérea, quando eram detetadas aeronaves de bombardeamento no sector das nossas forças. Tinha também a missão geral de iluminar o campo de batalha para apoiar diversas operações, como na defesa de ataques (raid) do inimigo para facilitar a ação da defesa nocturna, na referenciação de objectivos, para as pontarias etc.

logo

Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da Grande Guerra

 
 
Imagens: Arquivo Histórico Militar (fundo AHM-FE- CAVE-AG)
Fotos de equipamentos Núcleo Museológico das OGFE e do Museu Militar.
 
Textos: O CEP: Os Militares Sacrificados Pela Má Politica, Fronteira do Caos, 2016. A Nossa Artilharia na Grande Guerra (1914-1918), Caleidoscópio,2017.
 
Autores: Coordenação de Pedro Marquês de Sousa. Apoio na preparação de artigos militares OGFE e Fotos: Jorge Baltazar Pinto e André Fernandes.

Room Booking

Thanks for staying with us! Please fill out the form below and our staff will be in contact with your shortly.