Sapadores

Search our Site

Relativamente aos Sapadores, foram criadas Companhias de Sapadores Mineiros; destinadas a apoiar cada uma das Brigadas de Infantaria.

  • As Companhias de Pioneiros, foram constituídas após se retirarem dos Batalhões de infantaria, os seus Pelotões de Sapadores. Em 8 de Dezembro de 1917 os 24 pelotões de sapadores dos batalhões de infantaria foram agrupados, constituindo-se dois Grupos de 4 companhias de Pioneiros. Reunindo 3 Pelotões de sapadores, constituíram-se Companhias e com estas se organizaram dois Grupos de Companhias de Pioneiros, uma para cada Divisão à disposição do Comandante da Engenharia Divisionária. O 1º Grupo de Companhias de Pioneiros para apoiar a 1ª Divisão e o 2º Grupo de Companhias de Pioneiros para a 2ª Divisão.

  • As unidades de sapadores tinham a missão de construção e reparação de abrigos para metralhadoras, morteiros, paios de munições, postos de comando etc: Estas unidades eram também responsáveis por reconstruir as trincheiras da linha B e das trincheiras de comunicação e pontos de apoio à retaguarda da linha B1, construção de camuflagens, conservação de estradas, construção de drenos, de linhas Decauville e obras nos aquartelamentos.

  • Foi ainda levantado um Comado de Sapadores do Corpo com duas Companhias de Sapadores de Corpo, organizadas com o pessoal do Destacamento de Pontoneiros que fazia originalmente parte do CEP, mas que não chegou a operar como tal. Estas companhias de sapadores de Corpo construíram os aquartelamentos à retaguarda (hospitais da Base etc;) e repararam estradas na zona para a retaguarda dos Quarteis Generais das Divisões. Além da execução dos trabalhos já referidos, estas unidades de Sapadores do Corpo e de Sapadores Mineiros, guarneciam as oficinas de campanha onde se reparavam os materiais de Engenharia, assim como também asseguravam o funcionamento dos Depósitos de Engenharia.

  • Com os militares dos Pelotões de Sapadores retirados a cada Batalhão de Infantaria, começaram a ser criadas as unidades de Pioneiros, que operaram no âmbito da sua especialidade de Sapadores, sob o comando da Engenharia do CEP.

    Em Junho de 1917 foi organizado o 1º Grupo de Companhias de Pioneiros da 1ª Divisão do CEP e em agosto foi organizado o 2º Grupo de Companhias de Pioneiros (da 2ª Divisão). Em 1 de novembro estes dois Grupos de Pioneiros foram extintos para ser criado o 1ª Batalhão de Pioneiros.

logo

Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da Grande Guerra

 
 
Imagens: Arquivo Histórico Militar (fundo AHM-FE- CAVE-AG)
Fotos de equipamentos Núcleo Museológico das OGFE e do Museu Militar.
 
Textos: O CEP: Os Militares Sacrificados Pela Má Politica, Fronteira do Caos, 2016. A Nossa Artilharia na Grande Guerra (1914-1918), Caleidoscópio,2017.
 
Autores: Coordenação de Pedro Marquês de Sousa. Apoio na preparação de artigos militares OGFE e Fotos: Jorge Baltazar Pinto e André Fernandes.

Room Booking

Thanks for staying with us! Please fill out the form below and our staff will be in contact with your shortly.