Metralhadoras

Search our Site

As metralhadoras ligeiras e pesadas usadas pelo CEP (ambas de calibre 7,7 mm) foram armas que revolucionaram as tácticas da infantaria, pela sua capacidade de fazer tiro de rajada com elevada cadência de tiro durante longos minutos.
Como vimos as Metralhadoras Ligeiras (Lewis) integravam os Pelotões e os Batalhões de infantaria, enquanto que as Metralhadoras Pesadas (Vickers) tinham missões especificas e equipavam unidades próprias (baterias de metralhadoras).


  • 4.Slide Forcas Presentes
  • Normalmente numa situação defensiva, era atribuída uma bateria de metralhadoras pesadas ( 8 armas) para apoiar um Batalhão de Infantaria na frente. Cada Grupo de Metralhadoras (com duas baterias) tinha a missão de apoiar uma Brigada na defesa de um sector.

    A metralhadora ligeira Lewis era usada para o tiro terrestre e na defesa antiaérea das pequenas unidades, tendo sido também usada como arma de alguns modelos de aviões.

  • 4.Slide Forcas Presentes
  • A metralhadora pesada Vickers m/1917 7,7 mm era uma versão melhorada da Maxim, mais antiga (usada pelo exército português antes da guerra). Cada Brigada de Infantaria contava com o apoio de um Grupo de Metralhadoras Pesadas, e assim cada um dos dois Batalhões da linha da frente, contava com o apoio de uma bateria de metralhadoras Vickers. O CEP também teve metralhadoras ligeiras Hotchkiss (francesas) no Grupo de Cavalaria, como se pode ver neste site na parte dedicada à Cavalaria. Com a extinção do Grupo de Cavalaria e a organização do Grupo de Ciclistas, a Hochkiss foi abandonada porque era muito pesada para ser usada nas bicicletas.

logo

Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da Grande Guerra

 
 
Imagens: Arquivo Histórico Militar (fundo AHM-FE- CAVE-AG)
Fotos de equipamentos Núcleo Museológico das OGFE e do Museu Militar.
 
Textos: O CEP: Os Militares Sacrificados Pela Má Politica, Fronteira do Caos, 2016. A Nossa Artilharia na Grande Guerra (1914-1918), Caleidoscópio,2017.
 
Autores: Coordenação de Pedro Marquês de Sousa. Apoio na preparação de artigos militares OGFE e Fotos: Jorge Baltazar Pinto e André Fernandes.

Room Booking

Thanks for staying with us! Please fill out the form below and our staff will be in contact with your shortly.